top of page

BELA COMPANHIA
DE TEATRO

O grupo conta com 35 participantes, dos 12 aos 79 anos.

Gente de várias gerações e com diferentes papéis na dinâmica da Associação Sénior Castrense: alunos e seus familiares, professores, diretores... unidos pelo gosto de fazer teatro, no qual se acredita que o diálogo intergeracional contribui para uma comunidade

mais coesa.

Um encontro de gerações, um espaço de partilha, corpo e movimento, voz e leitura, jogo, trabalho de grupo, crítica e reflexão e também conhecimento e cultura, entretenimento e vida!

Foto Rui Tremoceiro.jpg

Repertório

O primeiro espetáculo que o grupo levou à cena foi a peça popular “O MASTRO DE SANTO ANTÓNIO”, em 2018 e 2019 em Castro Verde, Loulé e Sines. A peça tratava-se de uma adaptação da  obra “O Mastro da Fonte Lobo: riqueza dos falares regionais” de Manuel João da Silva.  
Em 2022, a Bela Companhia estreou "DÁLIA VERMELHA: DA VIDA SE FAZ A FEIRA DE CASTRO”, um texto original de Paulo Nascimento,  baseado em entrevistas, depoimentos, fotografia e documentos sobre a Feira de Castro. Foram realizadas três temporadas: as duas primeiras (em Junho e Outubro de 2022) em Castro Verde totalizaram 6 sessões, contemplando mais de 1500 espectadores; e a terceira (em Maio de 2023) contou com uma apresentação em Mértola e outra em Almada, no âmbito do VI Encontro de Teatro Comunitário da Academia Almadense.

Também em 2022, a companhia criou o espetáculo "OS SONHOS QUE SEGURAM O MUNDO: UMA HOMENAGEM A  JOSÉ SARAMAGO”, envolvendo a comunidade e reunindo em palco mais de 80 pessoas, com a participação da Bela Companhia, do Coro Polifónico de Castro Verde, do Grupo Coral “Os Ganhões de Castro Verde” e convidados. Este espetáculo, criado para assinalar o centenário do escritor, foi apresentado por duas vezes em Castro Verde (mais de 500 espectadores), e contou com a presença de representantes da Fundação José Saramago.

Em Fevereiro de 2024, a companhia estreou “AS 3 PROMESSAS”, uma adaptação de “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda. Um espetáculo de teatro, com animações de vídeo, manipulação de marionetas, músicas originais e um elenco de 23 atores que dão corpo a um processo de criação coletiva.

Em Abril do mesmo ano, na comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Bela Companhia produziu o espetáculo "VINTE E QUATRO, VINTE E CINCO, VINTE E SEIS", uma peça original do dramaturgo Luís de Sttau Monteiro.

bottom of page